quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Um pouco do que é o rugby

Existem duas versões do rugby, o Rugby Union (que é praticado no Brasil e mais popular no mundo) e o Rugby League. O Rugby Union é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, e o relógio só para quando algum jogador da 1ª linha necessita de cuidados médicos. Também existe uma variação do Rugby Union que se joga com sete titulares, chamada de Rugby Sevens.

O Objetivo do Jogo
O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos dentro do tempo regulamentar da partida. Mas para entender melhor a dinâmica do jogo precisa compreender que o rugby trabalha em três fundamentos para que seja melhor executado.

Continuidade 
O jogo não para, ele está em constante movimentação com formações móveis, lei da vantagem e apoio constante. A tendência é o ataque não parar e com isso  fazer com que o jogo tenha mais dinâmica de continuidade. Também o fato de só permitir que o passe com a bola seja para trás ou para o lado obriga a que o time que está com a bola esteja sempre avançando.


Disputa
Como na vida nada vem de graça. O jogo permite que a bola entre em constante disputa, fazendo com que a vantagem territorial seja mais importante do que a posse da bola. O as situações onde ocorre a disputa de bola mais comum são o Ruck, Maul, Tackle, Scrum e Line Out. O fato de sempre ter disputa de bola faz com que o jogo se torne sempre aberto.


Coletividade
Fator primordial para avançar no rugby. O jogo coletivo permite que o time sempre continue avançando e uma equipe bem treinada no jogo coletivo sempre tem a vitória garantida.



Pontuação

Ensaio ou Try (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação" adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.

Conversão (2 pontos) - Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes, de um ponto dentro do campo de jogo, sobre uma linha paralela à linha lateral, que passe pelo ponto em que a bola foi apoiada na "área de validação", tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária.

Pontapé de ressalto ou Drop goal (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato.

Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal (3 pontos) - Ao sofrer uma falta a equipe pode optar por tentar fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infração.








Regras do rugby
A linha imaginária da bola. O primeiro conceito que se deve aprender no rugby é o da linha imaginária da bola, é ela quem separa os dois times nos seus lados no campo.
Se algum jogador do time estiver a frente da linha da bola (ou seja, no lado do adversário) ele é, na maioria das vezes, considerado fora de jogo e qualquer passe regular para ele será considerado penalidade. Por essa razão, o jogador que está portando a bola é quem deve, em regra, avançar para o ataque.

Passe

Com as mãos
Só é possível passar a bola com as mãos para o lado ou para trás, os avanços do time são decorrentes das corridas do jogador com a posse da bola.
Com os pés
Sem as mãos, o jogador pode fazer passes para a frente, geralmente usando pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.

Tackle, placagem ou derrubar

O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está portando a bola e conduzindo-o ao chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através de um ruck.






Ruck

Quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um "ruck" podendo mais jogadores também serem adicionados. Eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do seu time, os jogadores dentro do "ruck" não podem usar as mãos para empurrar a bola.
O ruck é a forma mais comum de se tentar roubar a posse de bola, quanto mais jogadores o time usar no ruck mais forte ele ficará e maiores serão as chances do time roubar a posse de bola, em compensação, o time terá menos opções de jogadores livres para passar a bola ou para defender.

Maul

O Maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada time, estão em contato.
O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada.
Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente. Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.

Scrum
  
A formação de um scrum ocorre quando tem uma infração leve. O scrum ou formação ordenada é uma situação freqüente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os oito avançados das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola. As novas regras dizem que qualquer jogador que não faça parte da formação ordenada (composta por avançados e formação) tem que se encontrar a 10m da mesma.

Lateral, Lineout ou Alinhamento

Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. Geralmente é o hooker (talonador) da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, que lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores, avançados de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo.
No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja conquistada a posse da bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha (Asas) e os que formam o "elevador" são os Pilares, dado que estes, tendem a ser mais fortes.
Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.

Mark
Quando a equipe adversária chuta a bola e o jogador da outra equipe a pega sem cair no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode pedir mark ou marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser placado. O jogador que pediu marco tem o direito de dar um chute de onde pegou a bola.


Penal Try

O Penal Try (try/ensaio de penalidade), quando um jogador é impedido de anotar um try certo, por meio de uma falta da equipa defensora, o árbitro pode anotar um try de penalidade, validando um try para a equipe que sofreu o penal.




Penalidades
Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:
Punt
Um chute para frente, visando fazer a bola sair pela linha lateral. Neste lineout a equipe que cobrou a penalidade terá a posse de bola.
Scrum
Formação de um scrum, com a equipe ofendida pondo a bola no túnel.
Run
Simplesmente correr com a posse de bola.
Penalty Goal
Tentativa de chute entre as traves, para marcar pontos.

Placagem sem a bola / Tackle off ball

Marcado quando um jogador é placado sem a bola, se for intencional pode ser considerada como atitude anti-esportiva quase sempre punida com expulsão.




Pass forward

É marcado quando a bola é passada, com as mãos, pra frente. Nesse caso, é formado, no local da penalidade, um scrum.



Offside ou Impedido 

Se o jogador ficar na frente da linha da bola, ele está em posição de offside, e se intervier de qualquer modo com o decorrer do jogo, seu time sofre um penal.





Knock on ou Toque para Diante
Quando o jogador deixa a bola cair para a frente sem intenção e ela bate no chão, ocorre uma penalização chamada knock on. Nesse caso, é formado, no local da penalidade, um scrum.

Tackle alto
É quando um jogador tacleia o adversário acima da linha dos ombros.Isso é considerado "jogo perigoso", por isso o jogador leva cartão amarelo ficando fora do jogo durante dez minutos; se o jogador fizer isso duas ou mais vezes é expulso.






Arbitragem
No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o árbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.
Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. (É necessário que todos os jogadores respeitem esta regra fundamental) Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada.

Existem dois tipos de cartões:

Cartão amarelo
expulsão temporária por 10 minutos.
Cartão vermelho
expulsão permanente do jogo.





Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário